Ver.ª Monique Antunes (MDB)
Monique Antunes da Costa, conhecida como Monique do Chicão, nasceu em 8 de maio de 1987, em Belém, Pará, mas foi criada em Ananindeua, onde cresceu no loteamento Cidade Nova, uma das regiões mais populosas do município. Filha de uma professora e de um pai que não concluiu o ensino médio, Monique conheceu desde cedo a importância da educação como ferramenta de transformação social. Sua família foi beneficiada por uma política habitacional, o que a fez compreender a necessidade de programas de moradia acessível para garantir dignidade às famílias de baixa renda.
Formada em Nutrição, Monique é casada com Newton Costa e mãe de três filhos, dos quais um está no espectro autista e outro foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Sua experiência como mãe atípica despertou nela um olhar ainda mais atento para a inclusão social e as necessidades das famílias que enfrentam desafios semelhantes.
Com mais de uma década de experiência nas áreas de habitação e assistência social em Ananindeua, Monique dedicou sua trajetória profissional ao desenvolvimento do município. Em 2024, candidatou-se ao cargo de vereadora pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), utilizando o número 15555. Sua campanha foi marcada por uma forte presença nas comunidades e pelo compromisso com a transformação social da cidade.
Monique recebeu o apelido de "Monique do Chicão" devido à sua relação com o deputado estadual Chicão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) e seu sogro. Durante sua campanha, reforçou seu compromisso em dar continuidade ao legado de Chicão, que sempre trabalhou por projetos sociais e pelo desenvolvimento de Ananindeua, adotando o lema: "Quem vota no Chicão, vota na Monique".
Nas eleições de 2024, Monique foi eleita com 6.314 votos, tornando-se a mulher mais votada para a Câmara Municipal de Ananindeua. Aos 37 anos, iniciou seu mandato com foco em áreas essenciais como saúde pública, inclusão social, educação e expansão de programas habitacionais, buscando oferecer mais dignidade e qualidade de vida aos moradores do município.
Em 19 de dezembro de 2024, Monique foi diplomada em cerimônia realizada no Teatro Municipal de Ananindeua, destacando-se como a mulher mais votada da cidade. Em seu discurso, enfatizou seu compromisso com a inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência, inspirada por sua experiência como mãe atípica e por sua vivência próxima às demandas das famílias ananinenses