EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA, ESTADO DO PARÁ.

O Vereador que ao presente subscreve, com assento nesta Colenda Casa de Leis, vem, depois de cumpridas as formalidades regimentais e ouvido o Plenário, requerer a Vossa Excelência, que se digne a encaminhar expediente:

Requeiro em caráter regimental, depois de ouvido o Douto e Soberano Plenário, que esta Casa de Leis, envie atencioso oficio ao Poder Executivo Municipal em nome do Prefeito Dr. Daniel Santos. Sirvo-me do presente, para solicitar a Vossa senhoria sua especial atenção em providenciar, a indicação ao nome da Praça do Idoso, localizada na Cidade Nova II, Bairro Coqueiro, Ananindeua/PA.

Assim venho respeitosamente requerer, que seja feita a sugestão do nome da praça do idoso, para o idoso a qual ela se refere:

- Nome Sugerido: LIDIMAR DE FATIMA CARDOSO ALMEIDA.
Baseada no exposto acima submete à apreciação e aprovação dos nobres pares, o seguinte:

JUSTIFICATIVA

Lidimar de Fátima Cardoso Almeida, morou  por 39 anos no endereço  Cidade nova 2 we13b (em frente onde hoje está localizada a praça). E sua família mora a 44 anos no mesmo endereço.

Quando se estabeleceu no supracitado endereço, tinha apenas um vizinho próximo e outro longe , a rua não tinha muitos moradores, como atualmente.

Eram muitos terrenos desocupados e área de mata, assim como o terreno, onde hoje é a praça. Com a chegada de mais moradores, observou-se a necessidade de uma área de lazer, portanto foram construídas duas malocas pelo senhor Lidimar e mais alguns vizinhos da época, assim começaram a realização de bingos e brincadeiras aos domingos.

Com o passar do tempo conseguiram fazer um campo de futebol. E devido a sua idade avançada, já não podia cuidar tanto da área, pois o mato crescia muito rápido e o senhor Lidimar sempre procurava o órgão responsável para fazer capinação e limpeza.

Era ele também o responsável por solicitar a troca das lâmpadas da area de lazer quando queimavam, ficando conhecido nos órgãos municipais como o idoso da praça.

Um dia ele ficou sabendo que o prefeito, na época Helder Barbalho, estaria inaugurando uma praça e foi correndo para lá, pois tinha esse sonho, de que a área de lazer da comunidade se transformasse em praça pública de qualidade, digna para o usufruto dos moradores.

Nesse encontro com Prefeito foi solicitado pelo senhor Lidimar a construção da praça e o Prefeito se encantou com o pedido daquele idoso por todos da rua, pensando nas crianças que teriam uma área adequada para brincar e no lazer geral da sua comunidade.

A solicitação do idoso foi anotada e ficaram de entrar em contato, então um tempo depois ele foi na secretaria, sendo atendido pelo responsável na época, que ficou de realizar uma visita na área de lazer.

A visita foi realizada e posteriormente um engenheiro procurou pelo idoso e assim todos os assuntos relacionados a praça eram direcionado ao idoso, o Senhor Lidimar. Todos os dias ele sentava na praça e todos o conheciam como idoso da pracinha.

As crianças sempre o cumprimentavam e ficou marcado para a família quando uma criança que sempre brincava na praça sentiu a falta dele e perguntou pelo “vovô da praça”, ao saber que havia falecido, o menino chorou muito, pois o senhor Lidimar tirava água de coco do coqueiro da praça e dava para aquela criança.

Todo material da praça durante o período da construção ficava guardado na casa do senhor Lidimar. E quando o engenheiro mostrou o projeto, disse que a praça teria o nome dele, mas ele falou que não precisava disso, então o engenheiro falou que seria Praça do Idoso, em sua homenagem.

Para que seu Lidimar e seus esforços por essa praça sejam sempre lembrados, solicito essa singela homenagem, em nome dessa Casa de Leis.

   

SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA, Estado do Pará, 15 de Junho de 2023.

   


FRANCY PEREIRA 

Vereadora