Exmo. Sr. Presidente Rui Begot.

Exmas. Sras. e Srs. Vereadores.

 

Assunto: Externam Moção de Pesar pelo falecimento da Irmã Maria de Fátima Cressoni.

Autoria: Vereador José Orlando Paulino de Sousa (Vereador Pará)

Destinatário: Congregação das Irmãs Franciscanas de São José e à Família Cressoni.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE, NOBRES PARES.

REQUEREMOS À MESA, OUVIDO O PLENÁRIO E CUMPRIDAS ÀS FORMALIDADES REGIMENTAIS, QUE SEJA ENVIADO À CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE SÃO JOSÉ E À FAMÍLIA CRESSONI, UMA MOÇÃO DE PROFUNDO PESAR EM HONRA AO FALECIMENTO DA IRMÃ MARIA DE FÁTIMA CRESSONI.

É com profundo sentimento que no dia 16 de maio do corrente ano, tivemos a infeliz notícia do falecimento da Irmã Maria de Fátima Cressoni, aos 70 anos de idade, filha de Nilo Cressoni e Aimê Henriques, tinha quatro irmãos e uma irmã.

Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta e sua dedicação à família e a religião, entrou na Congregação das Irmã Franciscanas de São José, iniciando sua formação na Província Cristo Redentor que tem sede em Curitiba – Paraná em 1977, ingressou no noviciado em 11 de fevereiro de 1979, realizou sua primeira profissão religiosa em 25 de janeiro de 1981 e seus votos perpétuos em 26 de janeiro de 1986. Era formada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Curitiba).

Através dos predicados que foram peculiares, como: Fé; Dignidade; Humildade; Fidelidade; Partilha; Aceitação; e comprometimento com a causa dos mais pobres, além de evangeliza-los também lutava pelos seus direitos, principalmente por aqueles que não tinham vez ou voz diante da sociedade... Embora pertencendo a Província Cristo Redentor/Curitiba-Paraná, por amor a missão, pediu sua transferência “definitiva” para a província Mãe da Misericórdia (norte/nordeste), onde realizou sua missão desde 2001.

Sua próxima missão seria no Baixo Acará, onde ela e mais uma Irmã da Província Fariam a experiência de viver na simplicidade, em uma comunidade rural, como expressão da misericórdia. Ultimamente Irmã Fátima estava se preparando para participar de uma “semana Missionária” em julho deste ano, na cidade do Vale do Jequitinhonha na diocese de Almenara/MG, onde mais uma vez ela iria responder ao Senhor que diz: “Irás aonde eu te enviar” (Jr1.7) em resposta ao seu chamado iria certamente com o coração ardente e pés a caminho.

“Ela que viveu intensamente a espiritualidade Franciscana, promotora da paz, também era devota de Santo Antônio nos deixou repentinamente no dia 16 de maio de 2023, vítima de um grave acidente resultado da violência no trânsito, nos deixou cumprindo a missão, uma vez que estava a comprar aquilo que precisariam em sua próxima missão entre tantas coisas o  “alecrim” para medicações, consideremos ela uma mártir (aquela que dá a vida pelos outros)... é sinal que devemos estar preparados, pois, não sabemos quando nossa hora chegará. Podemos, até dizer que nada somos diante de Deus, e como dizem os religiosos devemos amar muito nosso Senhor e ser temente a Ele que nos ama e tudo faz por nós”.

Fica consignado por fim, nesta singela MOÇÃO DE PESAR, endereçada a toda a sua família e toda a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, a nossa firme certeza de que Irmã Maria de Fátima Cressoni, há de encontrar pela sacratíssima senda do Senhor, a merecida PAZ profunda e a definitiva FELICIDADE, tão somente por seu merecimento, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados.

É, pois, justa a homenagem póstuma desta Casa, representante dos munícipes, a uma cidadã que está a merecer a saudade de todos. Sala das Sessões Plenário Ver. João Nunes, 17 de maio de 2023.

 

_______________________________________________

Pará Paulino

Vereador MDB