Excelentíssimo Senhor
Vereador Rui Begot da Rocha
Presidente da Câmara de Vereadores
Senhores Vereadores
Do Vereador Douglas Marcos
Dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos e datas comemorativas da Cidade de Ananindeua e Institui no calendário Oficial o “Dia do Pastor”, a ser celebrado anualmente no segundo domingo do Mês de junho e dá outras providências.
A Câmara Municipal de Ananindeua decreta:
Art. 1º - Fica reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza imaterial do Município de Ananindeua o “Dia do Pastor”, comemorado todo segundo domingo do mês de junho, anualmente pelos cristãos neste Município.
Art. 2º - O “Dia do Pastor” tem como objetivo:
I – Homenagear os líderes das Igrejas Cristãs Evangélicas, pois são os responsáveis por ajudar a guiar os fiéis através dos ensinamentos bíblicos e de acordo com os princípios da doutrina Cristã da Bíblia Sagrada.
Art. 3º - O Dia instituído pelo artigo 1° desta lei, passará a constar no Calendário Oficial de Eventos deste Município.
Art. 4º - O Poder Executivo regulamentará esta Lei, através de decreto, no prazo 90 (noventa) dias.
Art. 5º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Plenário “Vereador João Nunes”, da Câmara Municipal de Ananindeua, em 16 de junho de 2023.
JUSTIFICATIVA
O Vereador Douglas Marcos de Souza Dias tem a honra de apresentar, nos termos regimentais, o Projeto de Lei anexado, sobre a denominação de “O DIA DO PASTOR” de nossa Cidade.
Segundo a revista eletrônica NEXOJONAL, identificou aumento de 61% na população evangélica do país, no período de 10 anos. Conforme a divulgação dos resultados do último Censo, realizado pelo IBGE em 2010. O Brasil foi o país que registrou o maior crescimento da população evangélica, em todo o mundo, afirma o historiador e antropólogo Paul Freston, professor na Balsillie School of International Affairs e na Wilfrid Laurier University, em Waterloo, Ontário, no Canadá.
Foi publicado no Brasil no 05 de maio de 1955, em O Jornal Batista, um artigo falando sobre o Dia do Pastor. O pedido que se fazia era de uma oferta especial para a Caixa de Socorros para ajudar os pastores aposentados com pequena aposentadoria e outros que nem aposentadoria tinham, na Junta de Beneficência. Constando a ineficácia do trabalho, sugeriram que se mudasse o nome “Dia da Junta de Beneficência” para “Dia do Pastor”, visto que tudo girava em torno dos chamados para a obra do Ministério da Palavra de Deus. Como o mês de maio era dedicado às mães, sugeriram que se transferisse o Dia do Pastor para o 2º domingo de junho e este, então, seria o mês do Pastor.
Nos dias atuais os fiéis comemoram com seus pastores, oferecendo versículos bíblicos, contando suas trajetórias de vida, através de vídeos, peças teatrais e prestando-lhes diversas homenagens de agradecimentos pela dedicação ao seu rebanho. Pois, muitos pastores são chamados para fazer o ide em outras localidades desde as mais remotas dentro do município, estado e até mesmo em outros países, onde não há propagação da Palavra de Deus, o Pastor vai e leva a mensagem da Cruz. Obedecendo o que o Mestre Jesus nos ensinou. “Ide Por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” Marcos 16.15. A Bíblia apresenta a importância dos pastores e atividades que desempenham, como o Apóstolo Paulo escreveu: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13:7).
Plenário “Vereador João Nunes”, da Câmara Municipal de Ananindeua, em 16 de junho de 2023.