Excelentíssimo Senhor
Vereador Rui Begot da Rocha
Presidente da Câmara de Vereadores
Tema: Construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Bairro do 40 horas.
FÁBIO MOURA, Vereador do Município de Ananindeua, infra firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao órgão que compete o que segue:
JUSTIFICATIVA
Considerando, o presente requerimento tendo em vista o dever/função do vereador em ajudar a Administração com a propositura de projetos visando à melhoria das políticas públicas.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências precisam chegar aos grandes centros do nosso município e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos assim como no bairro do 40 horas, para a configuração de todas as redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento estará diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), uma vez implantada no bairro do 40 horas deverá oferecer serviço de raios-X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.
Nas UPA, implantadas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega a UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas. A estratégia é para diminuir a superlotação das emergências dos hospitais. As pessoas correm para os hospitais terciários por falta de atenção de média complexidade. A UPA a ser implantada será de estrutura de complexidade intermediária e terão seu funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e para garantir a integração dos dois serviços serão necessários recursos financeiros para a universalização do SAMU.
Considerando que os moradores solicitam essa importância obra, faz-se necessário providenciar um legítimo apelo a sua responsabilidade de Homem Público.
Nesse sentido, na qualidade de vereador desta casa de lei venho respeitosamente através deste requerimento atender ao pedido dos moradores do Bairro do 40 horas.
Portanto, seja solicitado ao Exmo. Sr. Prefeito, que autorize os serviços supracitados, em Caráter de urgência, que certamente virá ao encontro das atuais necessidades dos residentes da referido bairro, que é de dever público zelar pelo bem-estar da população.
Requeiro de acordo com os preceitos regimentais, após a anuência do Douto e Soberano Plenário seja enviado atencioso ofício ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Ananindeua Daniel Barbosa Santos, solicitando que seja Construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro do 40 horas.